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5 de Setembro de 2023, 21:53

Qual o futuro da privacidade de dados no Brasil

Estudo realizado pela APPC em conjunto com a KPMG

Todos nós estamos inseridos em diversas redes de conexão, entre pessoas e empresas, com informações distribuídas em diversos bancos de dados; se pararmos para refletir sobre esse cenário, é razoável que surjam preocupações e receios com relação à nossa privacidade. Um certo incômodo, que aumenta quando somos questionados: “você conhece todos que o conhecem?”.

As mais diversas organizações buscam, de forma incansável, fornecer a melhor experiência possível aos seus clientes, buscando o equilíbrio ideal entre personalização e assertividade, para que a fidelização aconteça de forma natural ou preditiva; desse modo, confiamos a determinados algoritmos a indicação da melhor decisão a ser tomada.

À medida que a geração de dados e o poder de análise aumentam, fica evidente, para as empresas, com quem elas devem se relacionar e como influenciar essa relação. Assim, temas como Privacidade, Segurança da Informação e Ética têm ganhado relevância significativa no contexto de negócios, devido à sua sensibilidade e aos impactos negativos que podem causar por meio de exposições ou usos inadequados.

Nesse cenário, nós, da KPMG, juntamente com a APPC, realizamos a pesquisa “Qual o futuro da privacidade de dados no Brasil?”. Nela, exploramos alguns pontos interessantes sobre o comportamento dos brasileiros na internet: como se sentem? Eles conhecem sobre a própria privacidade? Foram realizadas mais de 1.000 entrevistas, com pessoas de diversas localidades do Brasil, faixas etárias, classes e gêneros.

Após entendermos a visão e o sentimento dos entrevistados, dois pontos ficaram evidentes: o primeiro deles é que a maioria concorda que o rastreamento na internet é uma invasão de privacidade; o segundo é que algumas pessoas podem renunciar à privacidade em troca de benefícios, principalmente entre os mais jovens.

Você pode conferir os principais resultados e também baixar o relatório completo desta pesquisa em: https://kpmg.com/br/pt/home/insights/2023/07/o-futuro-da-privacidade-dados-brasil.html


Pedro Iemma Meira

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